Presidente
CRIA-FCSH/NOVA, Portugal
CIAS, Universidade de Coimbra, Portugal
Doutorada em Antropologia Biológica pela Universidade de Coimbra e Mestre em Evolução Humana pela mesma Universidade. Investigadora do CRIA - Centro em Rede de Investigação em Antropologia da Universidade Nova de Lisboa. Membro fundador do GEEvH – Grupo de Estudos em Evolução Humana. Tem como principais interesses de investigação a osteologia humana, a paleopatologia, a biologia e a histologia do tecido ósseo. Tem desenvolvido atividades de comunicação de ciência.
Vice-Presidente
Susana Carvalho
Universidade de Oxford, Reino Unido
Doutorada em Antropologia Biológica pela Universidade de Cambridge, Reino Unido. Professora Associada de Paleoantropologia no Institute of Cognitive and Evolutionary Anthropology, na Universidade de Oxford, Reino Unido. As suas áreas de investigação principais focam os primatas não-humanos como modelos para a evolução do comportamento humano e a arqueologia de primatas, com projetos em África (Guiné, Quenia e Moçambique). ‘E Diretora Associada para a Paleontologia e Primatologia do Parque Nacional da Gorongosa, investigadora associada do Centro de Ecologia Funcional (Universidade de Coimbra) e coordenadora do grupo de Arqueologia Africana do ICArEHB (Universidade do Algarve). Membro fundador do GEEvH e Presidente (2013-2016). Co-editora dos Cadernos do GEEvH e editora associada da revista Primates.
Secretário
Liliana Carvalho
CIAS, Universidade de Coimbra, Portugal
Concluiu o Mestrado em Evolução e Biologia Humanas (dissertação “Regressando a São João de Almedina (Coimbra, Portugal): estudo da patologia oral de uma população medieval urbana” em 2013 pela Universidade de Coimbra e Licenciatura em Arqueologia e História em 2007 pela Universidade de Lisboa (projecto de seminário: “Gravuras rupestres nos menires do Alentejo Central”. É actualmente bolseira de doutoramento (FCT) com um projecto sobre stresse fisiológico, crescimento e mortalidade nas populações passadas integrando também o Centro de Investigação em Antropologia e Saúde. Tem assumido a responsabilidade científica pela Antropologia Biológica em várias intervenções arqueológicas de âmbito empresarial mas também em 3 projectos de investigação. Actua nas áreas de Ciências Sociais e Biologia com ênfase em Antropologia Biológica e Arqueologia e História. Têm um interesse particular pela antropologia dentária, estudos de stress em material osteológico antigo e história da medicina. Integra várias associações académicas e profissionais, sendo actualmente dirigente sindical do Sindicato de Trabalhadores de Arqueologia.
Tesoureiro
Bruno Magalhães
CIAS, Universidade de Coimbra, Portugal
Licenciou-se em Arqueologia na Universidade do Porto em 2005; oito anos mais tarde terminou o mestrado em Evolução e Biologia Humanas e em 2018 completou o doutoramento em Antropologia Biológica, ambos na Universidade de Coimbra. Nos últimos 15 anos tem realizado trabalho de campo enquanto arqueólogo e antropólogo. Trabalhou em vários projetos, entre os quais o estudo dos indivíduos insepultos do Tribunal da Inquisição de Évora e, mais tarde, no estudo de um conjunto heterogéneo de doenças que afetam o crânio humano. Atualmente é investigador no projeto “SAND - Sarilhos Grandes Entre Dois Mundos”.
1º Vogal
Laboratório de Arqueociências (DGPC/InBIO), Portugal
CIAS & CEF, Universidade de Coimbra, Portugal
Sou um antropólogo biológico e exerço a minha actividade na Direção-Geral do Património Cultural. Tenho um especial interesse no estudo das práticas funerárias de populações do passado e no uso do fogo ao nível mortuário. Sou um dos membros fundadores do GEEvH e integro o corpo editorial dos Cadernos do GEEvH.
2º Vogal
Linda Melo
CIAS, Universidade de Coimbra, Portugal
Licenciada em Antropologia, Mestre em Antropologia Médica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Atualmente, bolseira da Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT-SFRH/BD/130165/2017), aluna de Doutoramento em Antropologia. Especialização em Antropologia Biológica. A sua tese engloba uma abordagem interdisciplinar com dados antropológicos, arqueológicos e bioquímicos com coleções de ossos humanos e fauna datados do Calcolitico, Idade do Bronze e Idade do Ferro na região de Beja, Baixo Alentejo. Áreas de interesse: práticas funerárias; dieta e mobilidade; pré e proto-história.
Presidente
Francisco Curate
CIAS, DCV, FCTUC, Portugal
Doutorado em Antropologia Biológica pela Universidade de Coimbra. Investigador no Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (Departamento de Ciências da Vida, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra) e professor convidado na Escola Superior de Tecnologia de Tomar (Instituto Politécnico de Tomar). É co-editor dos Cadernos do GEEvH e co-gestor da página do Instagram do GEEvH.
1º Secretário
Richard Marques
Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
Instituto de Educação e Cidadania (IEC), Mamarrosa, Portugal
Licenciado em Arqueologia e História; Mestre em Evolução e Biologia Humanas; Doutorando em História das Ciências e Educação Científica. No campo da Evolução Humana, investiga o uso de ferramentas por Primatas não humanos; no campo da História da Ciência, investiga as origens da Biologia Experimental Moderna e seu ensino em Oeiras e Coimbra. Vice-Diretor do Instituto de Educação e Cidadania (IEC), pelo qual também organiza e leciona cursos não formais de Evolução Humana para alunos e professores do ensino básico e secundário; e Diretor do Departamento de História da Ciência do IEC. Associado Efetivo Fundador e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Association for World Innovation in Science and Health Education (AWISHE); Coordenador do ramo de Antropologia e História da Ciência do Projeto Infection Control Awareness Through Education (ICATE).
2º Secretário
Célia Lopes
CIAS, Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Évora, Portugal
Doutorada em Antropologia Biológica pela Universidade de Coimbra; Investigadora no Centro de Investigação em Antropologia e Saúde; bolseira de Pós Doutoramento na Universidade de Évora e professora auxiliar convidada do departamento de Biologia da Universidade de Évora. A sua investigação centra-se na área da Paleopatologia, com ênfase nas patologias infeciosas e na História da Doença.
Presidente
Cristina Barroso Cruz
ICAREHB, Universidade do Algarve, Portugal
Doutorada em Antropologia Biológica pela Universidade de Coimbra. Professora Adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Membro do grupo de trabalho em Bioarqueologia da Direcção Geral do Património Cultural. A investigação no âmbito da bioarqueologia centra-se na questões de normalização do informação recolhida em contextos de escavação e nas áreas da antropologia funerária. Co-fundadora do GEEvH.
Relator
Vitória Duarte
CIAS, Universidade de Coimbra, Portugal
Licenciada em Antropologia e Mestre em Evolução e Biologia Humanas pela Universidade de Coimbra. Actualmente a tirar o Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências na Universidade do Porto. Colabora com o CIAS em atividades de Divulgação Científica. Tem participado em intervenções arqueológicas como colaboradora e/ou responsável científica da antropologia biológica. Presta serviço no Museu Municipal Carlos Reis em Torres Novas, como comunicadora da ciência e investigadora das coleções osteológicas do município.
Relator
Ana Curto
CIAS, Universidade de Coimbra, Portugal
Doutorada em Antropologia pela Universidade de Kent, Reino Unido, onde actualmente lecciona disciplinas da área da Antropologia Biológica para licenciaturas e mestrados. A sua investigação foca-se na relação entre a dieta e a saúde em populações do passado recorrendo a análises de isótopos estáveis, osteologia e paleopatologia.