Arqueologia e Antropologia... territórios de fronteira

 

Em colaboração com o Museu Nacional de Arqueologia e o Núcleo de Arqueologia e Paleoecologia da Universidade do Algarve, o Grupo de Estudos em Evolução Humana co-organiza um ciclo de conferências na área da Arqueologia e outras disciplinas associadas. Para o efeito, são vários os investigadores portugueses que irão apresentar os resultados do seu trabalho nas respectivas áreas de investigação.

 

 

 

 A primeira conferência está a cargo do Dr. Hugo Rafael Oliveira, actualmente a concluir Doutoramento na Universidade de Cambridge em Arqueogenética. A comunicação incidirá sobre a difusão do cultivo de trigo no Norte de África e na Península Ibérica e terá lugar no Museu Nacional de Arqueologia às 17 horas do dia 18 de Junho de 2010.

 

 

A primeira comunicação terá lugar no dia 18 de Outubro às 18 horas no Museu Nacional de Arqueologia e a conferencista é a Prof. Cláudia Umbelino (Universidade de Coimbra). O título da comunicação é: "Análise Química de Ossos na Interpretação das Paleodietas das Comunidades Humanas: A sua aplicação no Mesolítico Final e no Neolítico Final/Calcolítico do Território Português".

 

A segunda comunicação a cargo da investigadora Susana Carvalho (Leverhulme Centre for Human Evolutionary Studies, University of Cambridge/Centro de Investgação em Antropologia e Saúde, Universidade de Coimbra) intitula-se "As origens do Olduvaiense: serão os chimpanzés bons modelos para a evolução das primeiras tecnologias em Africa?"

 

A última comunicação deste ciclo é da responsabilidade do investigador Vitor Matos (Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Universidade de Coimbra) e intitula-se "O arquivo clínico da última leprosaria portuguesa (Hospital-Colónia Rovisco Pais) e sua importância para a paleopatologia da lepra".

 


 

Catarina Tente é docente convidada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa - onde se doutorou - e foi sub-directora do extinto Instituto Português de Arqueologia. Na sua palestra, apresentará As comunidades camponesas alto-medievais na bacia do Alto-Mondego.

João Tereso é especialista em Arqueobotânica e doutorando em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Apresentará A agricultura Romana no Norte de Portugal: o contributo de novos estudos de arqueobotânica.

Cleia Detry é epecialista em zooarqueologia e doutorada pela Universidade Autónoma de Salamanca. Encontra-se actualmente a fazer pós-doutoramento no Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa - UNIARQ. Irá apresentar A alimentação de Cristãos e Muçulmanos no Castelo de Palmela: uma perspectiva zooarqueológica.

 

 

O ciclo inclui palestras de:

 

Silvério Figueiredo (Docente do Instituto Politécnico de Tomar) com "Aves (ou dinossauros!) plistocénicas de Portugal: a sua contextualização arqueológica e paleontológica";  

 

Cláudia Sousa (Docente da Universidade Nova de Lisboa) com "O comportamento dos chimpanzés em vida e perante a morte. Um exemplo da população de Bossou, Guiné-Conakry"; e

 

Luís Rios (Docente da Universidad Autónoma de Madrid) com "Identificación en fosas comunes de la guerra civil española: juntando testimonios, arqueología, archivos, osteología y DNA".

 

 

O ciclo inclui palestras de:


 Sónia Gabriel (Laboratório de Arqueociências. IGESPAR, IP) com "Produção de preparados de peixe na antiguidade tardia: o estuário do Tejo".

Sílvia Valenzuela-Lamas (Bolseira pos-doutoramento FCT, UNIARQ- Universidade de Lisboa /Laboratório de Arqueociências - IGESPAR, GRACPE- Universitat de Barcelona) com "Resultados do análise da fauna mamalógica da Casa do Governador da Torre de Belém: tafonomia dum abandono".

Carlos Fabião (Uniarq, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) com
"Estratégias interdisciplinares para o estudo da exploração dos recursos marinhos no estuário do Tejo em época romana".

 

 

O ciclo inclui palestras de:

Mariana Nabais
(University College London) com "O Consumo de Tartaruga no Paleolítico Médio: o exemplo da Gruta da Oliveira, Torres Novas, Portugal".

João Marreiros (NAP - Universidade do Algarve; UniArq - Universidade de Lisboa) com "Descobrir os traços do passado: contribuição da análise funcional para o conhecimento do comportamento das comunidades de caçadores-recolectores no Paleolítico Superior".

Susana Garcia (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas) com
"Maleitas do corpo em tempos medievais: Indicadores paleopatológicos em esqueletos exumados na cidade de Leiria".